Postos Pires atingem 78% das vendas fidelizadas em 2016
21 de Fevereiro de 2017
Como
se trata de um produto não durável, necessário e de constante consumo,
conquistar o cliente de combustíveis não é apenas cadastrá-lo e esperar que o
mesmo retorne sem que perceba vantagens. Foi pensando nisso que o Grupo Família
Pires, com quatro postos de combustíveis no interior de Minas Gerais, implantou
em todas as unidades um programa de fidelidade próprio para postos de
combustíveis e satisfatório tanto para o negócio como para os clientes
fidelizados, que pontuam, acumulam e trocam seus pontos por serviços e produtos
nos próprios postos ou em parceiros como salões de beleza, cinemas, espaço kids
e outros. Hoje, a empresa conta com mais de 57.000 clientes fiéis e apresenta como
resultado o aumento significativo no volume de vendas e na rentabilidade do
posto, já que com a fidelização o cliente retorna em média 56% mais vezes e tem
um ticket-médio maior.
Para Ricardo Pires, administrador dos postos de combustíveis
do Grupo, a fidelização dos clientes foi uma boa ação para os negócios, além de
permitir conhecimento sobre seus consumidores e criação de estratégias de
vendas segmentadas. "Com a implantação do software de fidelização específico
para postos de combustíveis, recebemos relatórios mensais com resultados
pertinentes e que nos ajudam na atuação direta aos clientes cadastrados e que por
algum motivo estão sem retornar aos postos, por exemplo. Investimos também em
treinamentos específicos e incentivos aos frentistas, que percebem a
importância do bom atendimento e do retorno constante do cliente fidelizado".
O software a que Ricardo cita é fornecido pela empresa
ClienteVip Fidelidade. Através dele, o
revendedor tem total controle dos dados referentes ao seu posto, acesso à
criação de campanhas específicas tanto para clientes inativos como para datas
comemorativas, por exemplo; além do acesso total ao banco de dados de
cadastrados, ou seja, o banco de dados é do revendedor e não da distribuidora.
"Os
consumidores hoje estão cada vez mais exigentes e não é diferente em se tratando
de postos de combustíveis. Oferecer apenas bons serviços já não é o bastante
para que este consumidor retorne aos postos. O bom serviço precisa estar
atrelado ao ganho real pelo consumidor - como as trocas dos pontos por produtos
e ou serviços - além de retorno também aos revendedores", finaliza Ricardo.